A energia solar é uma fonte de energia renovável que permite aproveitar a energia do sol para produzir calor ou eletricidade. Aplicar energia solar nos edifícios contribui para reduzir o consumo de energia a nível global e minimiza o número de emissões de gases de efeito de estufa, principais responsáveis da alteração climática.
A energia solar térmica aproveita o calor do sol para aquecer a água. Esta água quente pode ser utilizada para vários fins: apoio ao aquecimento, água quente para uso sanitário e aquecimento de água para piscinas.
O Regulamento dos Edifícios de Habitação (REH) estabelece que os edifícios de nova construção deverão incluir sistemas de aproveitamento das energias renováveis. Especificamente quanto à energia solar, o regulamentoestabelece o método para calcular o valor mínimo do contributo das energias renováveis para produção de água quente, através dum sistema solar padrão, apenas admitindo o uso de outras fontes renováveis caso se demonstre que a poupança obtida na produção de água quente é superior ao do referido sistema solar padrão. Os sistemas solares térmicos são, assim, o referencial indiscutível para o contributo renovável na produção de água quente doméstica.
Nos últimos anos as inovações tecnológicas permitem dispor de painéis solares mais leves e eficazes, tais como o painel Slim que é o painel mais leve e fino do mercado. Esta característica permitiu reduzir a espessura média dos coletores solares e reduzir o seu peso até aos 26 kg, quando um painel convencional pode atingir os 40 kg. Isto permite que um único operário o possa manipular e facilita a sua instalação nas coberturas dos edifícios.
A energia solar fotovoltaica converte a radiação solar em eletricidade. Esta energia é produzida através de painéis solares fotovoltaicos que são capazes de produzir eletricidade para ser consumida na habitação. A autoprodução de energia elétrica a partir de energia solar fotovoltaica é conhecida como autoconsumo elétrico e pode ocorrer de duas formas: Desligado da rede elétrica: conhecido como autosuficiência energética uma vez que a habitação pode produzir a sua própria energia para se autoabastecer. Ligado à rede: ou seja, produzindo energia elétrica para a sua habitação e descarregando na rede elétrica a energia excedente.
Em Portugal a produção de eletricidade por intermédio de Unidades de Produção (UP) é regulada pelo Decreto- Lei nº 153/2014 de 20 de outubro, que estabelece:
É inegável a importância da energia solar tanto para a concretização de objetivos energéticos e meio ambientais como pela sua contribuição para um desenvolvimento sustentado. Nos próximos anos assistiremos a um grande desenvolvimento deste tipo de sistemas e à sua integração nos edifícios.
Oscar Mogro, R&D Manager Solar Competence Center da BAXI, assegura que “a importância das energias renováveis nos próximos anos é inquestionável. O boom do carro elétrico, a redução no custo de produção das baterias e os mandatos governamentais para reduzirem a alteração climática tornam necessário o auge das energias renováveis. As nossas soluções de energia solar, tanto térmica como fotovoltaica, combinadas com os restantes produtos da nossa gama, oferecem a solução perfeita para um sistema eficaz, ligado e responsável com o meio ambiente.”
Se pensa adquirir uma instalação de energia solar térmica ou fotovoltaica pode contactar-nos e aconselhá-lo-emos sobre a solução que precisa.